Páginas

15 junho 2014

O Mostrengo (parte 2)

E no meio da noite escura
Se levanta som repente
É o guizo que procura
Ai, Jesus, vamos em frente

"Entrou a Lua há instantes
Marquei uma hora com ela
disse venha quanto antes
tenho história da bela

Toma nas mãos esse guizo
E mexe-o quanto quiseres
É pra ela como um riso
Vai calmo, não desesperes"

Assim falou o cuco Adão
O Mostrengo em desespero
Perdido de sem razão
De um nervosismo sincero

Era onze horas da noite
A dita gruta adentrou
"Ah, vamos, homem, se afoite"
Uma voz rude soltou

"Não tenho tempo de sobra
Embora muita a vontade
Então, vamos, mãos à obra
Falo com celeridade"

A Lua, oh, que faladeira
Puxou conversa num lance
No papo, à sua maneira
Não tem ninguém que a alcance

E eram as horas três, quatro
De todo o tipo de histórias
Fossem reais ou teatro
Puxou das suas memórias

Falou de sapos poetas
De vagalumes atores
De peixes que eram cometas
De cachorros ditadores

Falou de rios de sangue
Lágrimas que viram pérolas
De ouro que brota no mangue
Do bronze dando nas sérolas

O Mostrengo resistindo
Todo caído de sono
Um bocejo sempre abrindo
Era votado ao abandono

"Oh, palradeira sem fim
Vício de língua tremendo
Não faz nem caso de mim
Estou só me aborrecendo"

Chateado já por demais
Teve intenção de sair
Mas falou ela: "Onde vais?
Agora tens que me ouvir"

"Mas e o nosso combinado?
Inda não fez nem menção
Estou já desenganado
Se perdeu a ocasião"

"Para, Seu Mostrengo, para!
Me agrada não esse tom
Olha bem na minha cara
E fala de jeito bom

Eu não sou de vãs promessas
Do dito sou bem ciente
Faço tudo que me peças
Mas tens que ser paciente"

O Mostrengo frouxo todo
Logo voltou para trás
Presa fácil nesse engodo
Não conhece intenções más

Mas passa a noite, horas, dias
Coisa pra lá de semanas
Fenecem as energias
Nascem vontades insanas

"Lua maldita, maldita
Vou arrochar tuas goelas
Vem cá, malvada prescrita
Vou quebrar tuas canelas

De meu coração brinquedo
Fazer não é mui correto
Vem, eu vencerei hoje o medo
É agora meu projeto

Alma boa você não tem
Que inventa histórias mil
Só pra manter alguém
Bem enredado em seu ardil"


(continua)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."