Páginas

04 janeiro 2017

A toupeira



Seus meninos são lindos,
São, sim – sim, são – são, sim...
Cada um do jeito seu.
Já eu...
Disse a toupeira,
Olhe pra mim,
Não há ninguém que queira;
Esse caritó não tem fim.

Sem pescoço e sem orelhas,
Pouco enxergando além,
Dizem todos, sou feia,
E me tratam com desdém.

Seus meninos não.
Seus meninos são lindos.
Sim, são – são, sim – sim, são.
A eles não tem quem negue
Qualquer uma pretensão.
Peçam a mão que quiserem,
Não se perde a ocasião.

A toupeira, carente,
De solidão achacada,
Prosseguiu mal ciente
Do receptor aí pra nada.

Pretendente inté que tive,
Mas levei nenhum a sério –
Querubim, Filinto, Orestes –
Eu de todos nenhum quero.

Meus pretendentes são feios,
São, sim – sim, são – são, sim...
A eles não tem quem queira,
Como não querem a mim.
Pudesse eu!...
Ai, eu pudera
Casava com um de seus filhinhos!...
Pudesse eu!...
Ai, eu pudera
Casava com um de seus filhinhos!...

Tardou um tanto, dizem,
Do outro lado a emissão,
E o tanto que tardou
Trouxe um tanto de não.

Meus meninos são lindos,
Sim, são – são, sim – sim, são.
Qualquer deles bom marido,
Mas pra toupeira não.
Só depois de falecidos
(seja longe a ocasião),
Os meus meninos lindos,
Viverão embaixo do chão.

Meus meninos são lindos,
São, sim – sim, são – são, sim!
E não é você, toupeira,
Que vai tirá-los de mim.
Sim, são – são, sim – sim, são!
Desculpe minhas maneiras,
Mas minha resposta é não.

São pouco usuais meus modos,
Até talvez um pouco tolos,
Mas diga-me, querida toupeira,
Que emprego tem você?
Querida toupeira, me diga,
A menina é graduada em quê?

Não houve então porfia,
Pois a toupeira silenciou.
Virou costas, abriu um rasgo,
Na terra se afundou.
Seus meninos são lindos,
São, sim – sim, são – são, sim...
Ainda um tanto pensou;
Mas eu é que não quero
Uma sogra dessas pra mim.

No fim, nunca casou
A toupeira desse conto,
Embora cantassem alguns:
É linda essa toupeira
É, sim – sim, é – é, sim,
Mas pra mim não tem olhos,
Não tem olhos pra mim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Seja bem vindo quem vier por bem."